Reconstrução do ligamento cruzado anterior (LCA)

Uma das lesões mais comuns no joelho é uma entorse ou ruptura do ligamento cruzado anterior.
Os atletas que participam de esportes de alta demanda como futebol, futebol e basquete são mais propensos a lesionar os seus ligamentos cruzados anteriores.
Se você rompeu seu ligamento cruzado anterior, você pode precisar de cirurgia para recuperar a função completa do seu joelho. Isso vai depender de vários fatores, como a gravidade de sua lesão e seu nível de atividade física.

Descrição

Cerca de metade de todas as lesões do ligamento cruzado anterior ocorrem juntamente com danos a outras estruturas no joelho, como cartilagem articular, menisco ou outros ligamentos.
Ligamentos lesionados são considerados “entorses” e são classificados em uma escala de gravidade.
Grau 1 entorses. O ligamento foi ligeiramente esticado, mas ainda é capaz de ajudar a manter a articulação do joelho estável.
Grau 2 entorses. Uma lesão de grau 2 é frequentemente referido como uma ruptura parcial do ligamento.
Grau 3 entorses. Existe uma ruptura completa do ligamento

Causa

O ligamento cruzado anterior pode ser ferido de várias maneiras:
• Mudando rapidamente de direção
• Parando de repente
• Desaceleração durante a execução de uma corrida
• Aterrisagem incorreta de um salto
• Contato direto ou colisão com outro indivíduo

Vários estudos têm demonstrado que as atletas do sexo feminino têm uma maior incidência de lesão do LCA do que os atletas do sexo masculino em certos esportes. Foi proposto que isso se deva a diferenças de condicionamento físico, força muscular e controle neuromuscular. Outras causas sugeridas incluem diferenças no alinhamento da pelve e da extremidade inferior (perna), aumento da folga nos ligamentos e efeitos do estrogênio nas propriedades do ligamento.

Sintomas

Quando você ferir o ligamento cruzado anterior, você pode ouvir um estalo e sentir dor. Outros sintomas típicos incluem:

• Dor com inchaço. Dentro de 24 horas, seu joelho vai inchar. Se ignorado, o inchaço e dor pode resolver por conta própria. No entanto, se você tentar voltar ao esporte, seu joelho provavelmente estará instável e você corre o risco de causar mais danos à cartilagem ou menisco do seu joelho.
• Perda da amplitude de movimento
• Sensibilidade ao longo da linha articular
• Desconforto ao caminhar

Tratamento

O tratamento para uma lesão do LCA irá variar dependendo das necessidades individuais do paciente. Por exemplo, o atleta jovem envolvido em esportes de agilidade provavelmente exigirá cirurgia para retornar com segurança aos esportes. O indivíduo menos ativo, geralmente mais velho, pode ser capaz de retornar a um estilo de vida menos ativo sem cirurgia.

Tratamento não-cirúrgico

Um LCA rasgado não cicatrizará sem cirurgia. Mas o tratamento não cirúrgico pode ser eficaz para pacientes idosos ou com um nível de atividade muito baixo. Se a estabilidade global do joelho estiver intacta, o seu médico poderá recomendar opções simples e não cirúrgicas.

Tratamento Cirúrgico

Reconstruindo o ligamento. A maioria das lágrimas de LCA não podem ser suturadas (costuradas) juntas. Para reparar cirurgicamente a LCA e restaurar a estabilidade do joelho, o ligamento deve ser reconstruído. O seu médico irá substituir o seu ligamento rasgado por um enxerto de tecido. Este enxerto age como um guia para um novo ligamento para crescer.

Os enxertos podem ser obtidos de várias fontes. Muitas vezes são tomadas a partir do tendão patelar, tendões isquiotibiais na parte posterior da coxa, tendão do quadríceps ou enxerto de banco de tecidos.

Existem vantagens e desvantagens para todas as fontes de enxerto. Você deve discutir as opções de enxerto com seu próprio cirurgião ortopédico para ajudar a determinar qual é o melhor para você.

Procedimento. Cirurgia para reconstruir um ligamento cruzado anterior é feito com um artroscópio usando pequenas incisões. A cirurgia artroscópica é menos invasiva. Os benefícios de técnicas menos invasivas incluem menos dor da cirurgia, menos tempo gasto no hospital e tempos de recuperação mais rápidos.

A menos que a reconstrução do LCA seja um tratamento para uma lesão ligamentar combinada, geralmente não é feita imediatamente. Este atraso dá a inflamação uma chance de resolver, e permite um retorno do movimento antes da cirurgia. Realizar uma reconstrução de LCA muito cedo aumenta muito o risco de artrofibrose, ou cicatriz formando na articulação, o que poderia arriscar uma perda de movimento do joelho.

Reabilitação

Se o seu tratamento envolve cirurgia ou não, a reabilitação desempenha um papel vital na obtenção de volta às suas atividades diárias. Um programa de fisioterapia irá ajudá-lo a recuperar força e movimento do joelho. Se você tiver uma cirurgia, a terapia física primeiro se concentra em retornar o movimento para a articulação e os músculos circundantes. Isto é seguido por um programa de fortalecimento projetado para proteger o novo ligamento.

Vídeo 5. Teste de salto com a perna não lesionada. Paciente consegue saltar e aterrissar sem perder o equilíbrio.
Vídeo 6. Teste de salto com a perna onde existe a lesão do ligamento cruzado anterior(LCA). Paciente salta e no momento da aterrissagem perde o equilíbrio devido a insuficiência do LCA

Figura 10. Imagem de um ligamento cruzado anterior reconstruído com enxerto dos tendões flexores (semitendíneo e gracilis).
Figura 11. Raio x após cirurgia de reconstrução do LCA mostrando a fixação do enxerto no fêmur com Endobotton e na tíbia com parafuso de interferência absorvível.

Vídeo 3 – Visão por vídeo artroscopia de um menisco lateral transplantado e suturado

Vídeo 4 – Paciente após 3 meses de transplante do menisco lateral

Deixe seu comentário com sua conta do Facebook