Nossos Serviços

Conheça aqui os serviços prestados pelo Instituto Balsini. Qualquer dúvida, entre em contato.

OMBRO, JOELHO & COTOVELO

Consulta Especializada

Nossos pacientes são avaliados por profissionais especializados nas patologias do joelho, ombro, cotovelo e esporte. As avaliações são baseadas em uma exame clínico detalhado e quando necessário, exames de imagem são utilizados para complementação diagnóstica.

Os tratamentos utilizados visam a recuperação funcional precoce do paciente com objetivo de manter uma vida ativa e saudável.

Responsável técnico: Dr. Niso Eduardo Balsini.

Cirurgias do Joelho

Em atividade desde 1972, os profissionais do Instituto Balsini realizaram mais de 6.000 cirurgias do joelho. O instituto possui credenciamento pela sociedade brasileira de cirurgia do joelho (SBCJ) e sociedade Internacional de cirurgia do joelho e trauma esportivo (ISAKOS) trazendo qualificação técnica constante ao nosso corpo clínico.

Dentre as cirurgias que nossa equipe é especializada estão as reconstrução ligamentar do joelho, sutura de menisco, tratamento de lesões de cartilagem, osteotomias, prótese total do joelho (primária e revisão), prótese unicompartimental, realinhamento patelar, correção de sequelas e deformidade, transplante de cartilagem e transplante de menisco.

Responsável técnico: Dr. Niso Eduardo Balsini.

Cirurgias do Ombro & Cotovelo

No ano de 2012 o Instituto Balsini foi certificado como centro de treinamento oficial da sociedade brasileira de cirurgia do ombro e cotovelo. Nossa equipe é composta por médicos especializados e certificados por esta sociedade resultando em qualidade no tratamento dos nossos pacientes.

Realizamos todos os níveis de complexidade cirúrgica da articulações do ombro e cotovelo como prótese parcial e total do ombro, prótese reversa do ombro, revisão de prótese do ombro, artrodese, cirurgia para o tratamento da instabilidade do ombro ( cirurgia de Latarjet e artroscopia para sutura do lábrum), reparo artroscópico do manguito rotador, cirurgia para correção de lesão irreparável do manguito rotador, transferências musculares, tratamento de fraturas e luxações, correção de sequelas de trauma ou outros procedimentos, etc.

Já na articulação do cotovelo realizamos cirurgias de trauma do cotovelo, reparação e reconstrução ligamentar, artroscopia e prótese do cotovelo.

Responsável técnico: Dr. Niso Eduardo Balsini.

Fisioterapia Especializada

Reabilitação supervisionada no pós-operatório

O programa de reabilitação supervisionada nos pós operatórios do joelho e ombro, teve início em 2012, com objetivo de oferecer aos pacientes um atendimento diferencial, individualizado e personalizado pelo fisioterapeuta responsável.

Levando em conta a gravidade de uma cirurgia, a interação do médico cirurgião e o fisioterapeuta é de extrema importância, sendo assim os atendimentos são realizados individualmente baseando se em critérios avaliativos e tratamentos com comprovação científica.

Responsável técnico: Ftpa. Luiz

Avaliação Funcional

A avaliação fisioterápica é a chave principal na condução de um tratamento, onde distúrbios musculoesqueléticos serão avaliados nos aspectos da análise da função articular (mobilidade e força muscular) e seu funcionamento, mensurados e quantificados englobando aspectos e características particulares, baseando se na anatomia, biomecânica, cinesiologia e fisiologia do paciente.

O objetivo de uma avaliação funcional em nosso serviço é buscar o diagnóstico diferencial, ou seja, identificar outras vertentes que levam à queixa do paciente, considerando as atividades exercidas durante seu trabalho, lazer ou mesmo esportiva.

Responsável técnico: Ftpa. Luiz

Traumatologia do Esporte

Nos últimos anos houve um aumento expressivo de participantes em várias práticas esportivas. Com isso, o índice de lesões relacionadas ao esporte também cresceu. Dessa maneira os fisioterapeutas do Instituto Balsini desenvolveram protocolos de exercícios baseando se em evidências científicas, com intuito de localizar, corrigir e prevenir a biomecânica causadora dos distúrbios musculoesqueléticos.

Dentre as principais alterações biomecânicas identificadas, estão as discineses escapulares (ou movimento errado das escápulas), distúrbios femoro-patelares, pubalgias e trocanterites, estresse tibial (ou canelite), entorses de tornozelo e lesões musculares.

Responsável técnico: Ftpa. Luiz